É DEPLORÁVEL
É deplorável quando a verdade é escamoteada em prol duma profusão de inverdades que servem tão-somente interesses aquém e além de nós. Sofismas que nos vêem inbuidos de cabalas que em nada abonam a nossa condição humana; uma condição que cada vez e mais tende a decair, a nossa essência diluir e do alcance dos prazeres da vida nos obstruir.
É deplorável quando "Demo", no seus vão romantismo, confere "Cracia" a uma minoria que se arroga digna de administrar a "Res... Publicae", quando em verdade não passam de mafiosos que assaltam os cofres públicos e justificam-no por o ser em nome de um povo que perece parvamente e de olhos abertos sem nada ver o que se acha encortinado nos discursos democráticos dEles.
É assaz deplorável quando estupidificam a moral social, o amor a vida, ainda que nos venham a enterrar penosamente as almas que se diziam crer em um governo justo, de milhões e recto nas suas acções, embora tamanha maquinação nunca lha vimos materializada, senão cingida aos ecrãs e frequências radiofônicas parciais.
É deplorável! É tão deplorável e assaz irritante contemplar a absurdidade de leque de homens prostrados a selvageria que nos saiu esse capitalismo, gerador felinos que se não limitam em degustar a nossa carne, ainda que insálubre, como sempre foi, dedicam-se a corroer os ossos e consigo a "yalma", deixando-nos preso ao nada que nos resta, que também não é nada.
É deplorável observar o quão desnorteado estão os famigerados doutores, que por nada se lhes arrancam o traseiro daquele estofado assento de seu gabinete, porquanto o pandeguismo se lhes está nas entranhas, e a partir dessas quatro paredes procede a pesquisas de campo, auscultação... Enfim, tudo manifestação das suas ilusões presas no tempo, e as descarrega aos papagaios nas escolas. É deplorável esse sistema de ensino!
É muito deplorável numa terra que brada ininterruptamente estar em fase de desenvolvimento, quando o bem vida é o que recorrentemente se desdenha; quando a operação urgente deve aguardar a pecunha; quando a transfusão de sangue deve aguardar a guita, caso não, perece-se como se de um cão se tratasse, enquanto os eleitos pelo povo que se exclui do mundo dos vivos esbanjam a torta e a direita toda a riqueza que se destinaria a melhoria da qualidade desses sistemas de saúde e educação....
É deplorável observar a inflação aberrante que nos consome, pois a desordem dessa gente é tal que nas não permite com míseros kwanzas sobreviver. Ordem desordenada!
É deplorável, sim. E aqueles que não corroboram, porque certamente os afecta, dirão que este texto é deplorável!
Ens Rationis.
0 Response to "Nguvulu da Gama "É deplorável quando a verdade é escamoteada em prol duma profusão de inverdades que servem tão-somente interesses aquém e além de nós","
Postar um comentário